Investigação da Infertilidade

INTRODUÇÃO

Determinação da causa da infertilidade na mulher

Nas últimas décadas a investigação disponível para o casal com dificuldades para engravidar teve grandes avanços. Quando o casal percebe alguma dificuldade, eles devem procurar ajuda do seu médico (clínico geral ou médico da família). O ideal é que o casal esteja junto, visto que são afetados em iguais proporções e as decisões quanto a investigação e tratamento dependerá de ambos.

Será investigado o passado clínico e cirúrgico, especialmente qualquer investigação anterior ou tratamentos para infertilidade, estado de saúde atual, incluíndo estilo de vida, dietas e algum risco ocupacional. Contracepção, gravidezes anteriores e hábitos sexuais no atual relacionamento.

A história pode revelar pistas que possam fundamentar causas de infertilidade e o médico possa selecionar exames específicos que irão identificar as causas da infertilidade.

Os exames básicos para infertilidade às vezes necessitam de meses para serem completados. O estresse de estar sendo testado e a espera dos resultados podem adicionar uma pressão emocional extra ao casal, alterando o relacionamento e o hábito sexual.

Alguns casais irão necessitar somente de aconselhamento sobre seu estado geral de saúde e cuidados pré concepcionais. Enquanto outros exigirão orientação e encaminhamento para um especialista, onde mais investigações  são frequentemente realizadas tais como: histerossalpingografia, laparoscopia, histeroscopia, exames infecciosos, etc…

O casal deve procurar o especialista nas seguintes situações:

  • Se a idade da mulher for 35 anos ou mais, se a mulher tiver ausência ou irregularidades menstruais, história de cirurgia pélvica prévia ou antecedente de infecção pélvica ou de doença sexualmente transmissível.
  • Se a análise do sêmen mostrar ausência ou baixa qualidade dos espermatozóides ou se há problemas saxuais. Por exemplo, impotência.
  • Se a duração da infertilidade for maior que 36 meses.

Identificação das causas de infertilidade no homem

Muitas pessoas acreditam que a infertilidade seja um problema da mulher e surpreendem-se com o fato de que muitos casos são de causa masculina. Problemas masculinos podem contribuir com 30 a 50% dos casos de infertilidade.

Nestes casos o homem deve ser examinado para determinar se existe alguma doença de base. Por exemplo, aumento das mamas, diminuição dos testículos, a abertura da uretra ou varicocele.

Após exame o médico iniciará as investigações estudando as funções do sistema reprodutivo e determinando distúrbios hormonais. A análise seminal completaria a investigação do fator masculino.

Tiago Ferreira

Share
Publicado por
Tiago Ferreira

Notícias recentes

Nossa mensagem para o novo ano

Chegou o momento de olharmos para trás e agradecermos por cada momento de felicidade e…

2 anos ago

Anticoncepcional pode causar infertilidade?

Se você faz uso de algum meio anticoncepcional, como a pílula contraceptiva e pensa em…

2 anos ago

Possíveis causas que dificultam uma segunda gestação

Você e seu parceiro conversaram e decidiram que está na hora da família aumentar novamente,…

2 anos ago

Conheça as mudanças da nova Resolução do CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgou a Resolução 2.294, de 27 de maio de…

3 anos ago

Alimentação interfere na infertilidade?

Você sabia que a alimentação é um dos principais fatores que influenciam nas chances de…

3 anos ago

Idade paterna pode influenciar as chances de engravidar?

Por muito tempo, acreditava-se que apenas a idade da mulher influenciava nas chances de uma…

3 anos ago