ULTRA-SOM 2-D SUFICIENTE PARA AVALIAÇÃO DA RESERVA OVARIANA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Human Reproduction 2007; Advance online publication

Avaliar se o ultra-som 3-D prediz a reserva ovariana mais precisamente do que a imagem convencional.

Medwire News: Um estudo no Reino Unido sugere que o ultra-som convencional (2D) avalia a reserva ovariana tão bem quanto a técnica do ultra-som tri-dimensional (3D) em mulheres no início de tratamento de reprodução assistida.

Pesquisadores da University of Nottingham usaram dados armazenados em 3D de 100 mulheres de maneira consecutive para avaliar a contagem dos folículos antrais (CFA), associada a reserve ovariana e resultados de tratamentos em reprodução assistida, usando duas técnicas de 3D – A “multiplanar view” e “rendered inversion mode” – e uma técnica equivalente em 2D a “2D equivalent technique”.

As participantes, todas com menos de 40 anos e níveis de FSH abaixo de 12 IU/l, foram submetidas a ultra-som transvaginal na fase follicular inicial antes do primeiro ciclo de reprodução assistida.

A CFA medidas pelo modo invertido estava correlacionada mais próxima com o número de óvulos obtidos do que a técnica equivalente em 2D e 3D multiplanar techniques, mas não foi estatísticamente diferente.

Análise de regressão múltipla mostrou que a medida da CFA usando qualquer das três técnica  prediz o número de óvulos obtidos melhor do que a idade, FSH ou volume ovarian.

A equipe conclui que a avaliaçãopré-tratamento da CFA usando métodos 3D oferecem informações adicionais mínimas ao ultra-som convencional (2D).

Dr. Gilberto

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp