TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES: DIA 2 OU DIA 3?

Fonte: Fertility and Sterility 2006; 86: 44-50

A transferência do embrião no dia 2, mais que no dia 3, proporciona melhores resultados clínicos em mulheres com menos de 40 anos e que têm um número baixo de embriões a transferir, sugerem os resultados de um novo estudo.

O atraso na transferência do embrião para o dia 3 (com o objetivo de otimizar a seleção do embrião pela observação da transição inicial para controle de expressão do gene embrionário) é bem aceito. Mas, especialistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, quiseram determinar se o cultivo dos embriões por 1 dia a menos teria qualquer benefício no subgrupo de pacientes de fertilização in vitro que não tem um número suficiente de embriões disponível para seleção (e nas quais todos os embriões normalmente seriam transferidos, independentemente da qualidade). No artigo da revista Fertility and Sterility, eles apresentam seu estudo de 242 ciclos de FIV/ICSI, onde todos os embriões gerados foram transferidos  por causa de seu número extremamente baixo. As decisões originais de transferir todos os embriões foram baseadas no prognóstico da paciente (levando em conta idade, FSH, e falhas nas tentativas prévias) e no número de embriões disponível, de acordo com o critério definido (descrito em detalhe no artigo completo). Os investigadores dividiram as pacientes em dois grupos de acordo com a idade: menos de 40 anos e 40 anos ou mais. Nas pacientes com menos de 40 anos, a transferência de embrião foi realizada no dia 2 em 65 ciclos e no dia 3 em 70 ciclos. Nas pacientes com 40 anos ou mais, a transferência do embrião foi realizada no dia 2 em 53 ciclos e no dia 3 em 54 ciclos.
Nas mulheres com menos de 40 anos, a transferência no dia 2 esteve associada com resultados significativamente melhores quando comparados com a transferência no dia 3. Mais gestações:
após ajuste dos fatores confundidores, mulheres com menos de 40 anos que tiveram transferência de embrião no dia 2 tinham 2,28 vezes maior probabilidade de ter uma gravidez (definida como aquelas que progrediram além do primeiro trimestre com atividade cardíaca ou que concluíram a gravidez) do que aquelas que tiveram a transferência de embrião no dia 3 . No grupo do dia 2, houve 30 gestações de 65 ciclos. Isto comparado com 20 gestações dos 70 ciclos no grupo do dia 3. Menos abortos:
além do mais, as mulheres com menos de 40 anos que tiveram a transferência do embrião no dia 2 tinham 0,04 vezes menor probabilidade de sofrer um aborto espontâneo de (95% de intervalo de confiança 0,00-0,54) do que aquelas que tiveram a transferência do embrião no dia 3. Em outras palavras, a probabilidade da transferência de embrião no dia 2 terminar em aborto foi somente de 4% daqueles quando transferidos no dia 3. No grupo do dia 2, houve 2 abortos de 65 ciclos. No grupo do dia 3, houve 9 abortos de 70 ciclos. No grupo de mulheres com mais idade, 40 anos ou mais, o dia da transferência do embrião não teve efeito significativo nos resultados. Sem vantagem para o dia adicional.
No final deste artigo, os pesquisadores escrevem: “Em conclusão, nos casos onde existe menor número de embriões disponível para a transferência, a transferência de embrião no dia 2 pode alcançar melhores resultados clínicos em pacientes mais jovens (<40 anos de idade), como demonstrou-se através de uma significativa redução nos abortos e melhoria nas taxas de gestações. “Assim, parece não haver nenhuma vantagem no cultivo de um dia a mais neste subgrupo de pacientes.”
Os pesquisadores acrescentam que os resultados deste estudo precisam ser confirmados por outros estudos randomizados.

Tiago Ferreira

Share
Publicado por
Tiago Ferreira

Notícias recentes

Nossa mensagem para o novo ano

Chegou o momento de olharmos para trás e agradecermos por cada momento de felicidade e…

3 anos ago

Anticoncepcional pode causar infertilidade?

Se você faz uso de algum meio anticoncepcional, como a pílula contraceptiva e pensa em…

3 anos ago

Possíveis causas que dificultam uma segunda gestação

Você e seu parceiro conversaram e decidiram que está na hora da família aumentar novamente,…

3 anos ago

Conheça as mudanças da nova Resolução do CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgou a Resolução 2.294, de 27 de maio de…

3 anos ago

Alimentação interfere na infertilidade?

Você sabia que a alimentação é um dos principais fatores que influenciam nas chances de…

3 anos ago

Idade paterna pode influenciar as chances de engravidar?

Por muito tempo, acreditava-se que apenas a idade da mulher influenciava nas chances de uma…

3 anos ago