Menopausa Precoce

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

FALÊNCIA OVARIANA PRECOCE

A palavra menopausa refere-se à última menstruação regida pelos ovários. O termo menopausa precoce (falência ovariana prematura) é definido quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos. A menopausa não ocorre com frequência até a mulher completar seus 48 – 52 anos.

A falência ovariana precoce pode aparecer em idades variadas e de muitas formas. Se acontecer antes da puberdade, a mulher apresentará falha no desenvolvimento sexual e suas menstruações não começarão. Se aparecer após a puberdade, a mulher apresentará amenorréia (ausência de menstruações) e infertilidade. O diagnóstico de menopausa precoce pode ser uma experiência destruidora para mulher e sua família.
Atualmente, a única chance de gravidez para mulheres com menopausa precoce é através da utilização de óvulos doados. No futuro é possível que o restabelecimento da função ovariana em algumas mulheres com história familiar de menopausa precoce possa ser conseguido através do transplante de tecido ovariano, congelado antes, permitindo assim uma concepção natural.

FIV com óvulos doados e transferência de núcleo é outra possibilidade para tratamentos futuros. Neste caso o núcleo do óvulo de uma doadora saudável é substituído pelo núcleo da célula da mulher que será a mãe. O óvulo doado é então fertilizado pelo espermatozóide do pai e o embrião resultante será então transferido. Doação de embriões é outra opção se o parceiro masculino também é infértil.

INCIDÊNCIA

Cerca de 1 – 3% das mulheres terão sua menopausa antes dos 40 anos. A falência ovariana precoce responde por cerca de 10% das amenorréias e 1%  dos casos de infertilidade.

CAUSAS

Na maioria dos casos não identificamos a causa. Entretanto, algumas das causas conhecidas incluem:

·        Congênitas, falha dos ovários em se desenvolver, ausentes ao nascer.

·        Anormalidades cromossômicas, tais como síndrome de Turner, onde os ovários contêm apenas poucos folículos.

·        Genéticas, algumas mulheres perdem seus óvulos antes da meia idade. Isto é possível devido um aumento na taxa de desaparecimento dos folículos. A incidência da falência ovariana precoce familiar (FOPF) varia de 4% a 30%. O risco de uma mulher na mesma família desenvolver a FOPF pode ser de 100% e 1% nos outros casos esporádicos não familiares.

·        Anticorpos antiovário, agem contra os ovários.

·        Dano físico ovariano por infecções, tais como caxumba, ou por tratamento de câncer, tais como radioterapia ou Quimioterapia. Este último grupo está crescendo devido o longo período de sobrevivência de pacientes com câncer pelos avanços tanto no diagnóstico como no tratamento.

Remoção cirúrgica dos ovários por câncer ou outras causas.

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp