FUMO REDUZ AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO NA FIV

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Dr. Kirsty Horsey (04/08/2005)

Mulheres fumantes que se submetem a FIV estão muito menos sujeitas a ter um bebê do que as não fumantes, dizem pesquisadores holandeses. O estudo, realizado pela equipe do Centro Médico Universitário de Nijmegen, mostrou que mulheres que fumam um cigarro ao dia reduzem as possibilidades de sucesso em 28% – diferença equivalente entre uma mulher de 20 anos que submeta ao tratamento, e uma de 30 anos. A pesquisa publicada na revista Human Reproduction, também mostra que o excesso de peso diminui as possibilidades de engravidar.

Embora estudos prévios mostrem que o fumo afeta a fertilidade, tanto masculina como feminina, os últimos achados acrescentam uma conexão com o excesso de peso, foram investigadas 8.457 mulheres em tratamento para infertilidade. Médicos de 12 centros na Holanda coletaram dados de pacientes incluídas no estudo OMEGA, o qual iniciou em 1995 sobre os efeitos da estimulação hormonal. Os cientistas mostraram as taxas de sucesso do primeiro ciclo de tratamento, informação sobre reprodução humana, estilo de vida, registros médicos de tratamentos de FIV, de 1983-1995. Cerca de 40% das mulheres que iniciaram seus tratamentos eram fumantes  e 7% tinham sobre peso.

Os pesquisadores encontraram observaram que a taxa de nascimentos nas fumantes foi 28% menor do que em não fumantes. Os efeitos nocivos do fumo sobre as taxas de sucesso foram maiores em mulheres com infertilidade sem causa aparente, que tiveram taxas de nascimentos vivos 35% menor do que nas pacientes não fumantes nesse grupo. Estes resultados indicam que o cigarro poderia, de fato, causar problemas de infertilidade nessas mulheres. As fumantes afetaram tanto a possibilidade de ter um filho, como aumentam os riscos de abortamentos em cerca de 25%. O sobrepeso também diminuiu em cerca de um terço as taxas de sucesso da FIV, que juntamente com o cigarro, o impacto foi muito maior.

Tanto o cigarro como o sobrepeso possuem efeito desfavorável  sobre as taxas de sucesso após a FIV. O cigarro possui efeito devastador, comparável a adição de uma década na idade da mulher.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp