O termo endometriose refere-se a uma doença benígna na qual células semelhantes aquelas encontradas no endométrio (pele que recobre o útero internamente) se implantam fora do útero. Por exemplo, nos ligamentos uterinos, nos ovários, trompas, na região pélvica, bexiga, intestinos, etc…

Nas mulheres com endometriose, essas células, endometriais, respondem as mudanças hormonais cíclicas. Quando a mulher menstrua, o endométrio é eliminado na forma de menstruação, na endometriose o endométrio descama igual, mas como essas células estão dentro das lesões endometrióticas não podem ser eliminadas, incham e ficam cheia de sangue escuro (cisto de chocolate) e aderências que podem danificar as trompas.

A costuma ocorrer em mulheres ao redor dos 30 anos e antes dos 40 anos, mas também pode ocorrer em mulheres mais jovens.Algumas pacientes podem ser assintomáticas, outras podem ter dor durante as menstruações (dismenorréia) ou durante as relações (dispareunia) e as menstruações tendem ser mais intensas.

Ao exame vaginal pode ser percebido um endurecimento e espessamento dos ligamentos do útero, ou também cistos anexiais.A maioria das mulheres com endometriose é fértil. Entretanto, algumas podem experimentar dificuldades para engravidar.

Como a endometriose causa infertilidade?

A distorção anatômica causada pela endometriose, especialmente se for moderada ou grave, poderia explicar a infertilidade por uma causa mecânica, mas o mecanismo preciso pelo qual as endometrioses, mínima e leve, afetam a fertilidade não está totalmente esclarecido. É possível que a endometriose afete adversamente o desenvolvimento do óvulo, a ligação dos espermatozóides no óvulo, fertilização, função tubária e implantação embrionária.

DIAGNÓSTICO

O único meio de diagnóstico da endometriose é pela visualização da pelve (laparoscopia ou laparotomia), que acessa a severidade da doença bem como o acometimento das tubas.

Existem inúmeras classificações da endometriose, mas a mais amplamente usada é a da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASMR) que classifica a endometriose em quatro estágios: mínima, leve, moderada e severa. Existe uma pequena correlação entre a severidade dos sintomas e a extensão da endometriose.

A ultra-sonografia, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética, podem identificar cistos ovarianos. Entretanto, essas técnicas não podem fazer o diagnóstico definitivo de endometriose.

INCIDÊNCIA

4 – 8%

CAUSAS

As causas da endometriose são desconhecidas. Entretanto, a explicação mais amplamente aceita é que células viáveis do endométrio (tecido que recobre o útero internamente) passam através das trompas para cavidade pélvica onde se implantam. Na maioria das mulheres essas células serão destruídas pelo sistema imunológico. Mas, em algumas as células se implantam e proliferam, possivelmente devido a distúrbios no sistema imunológico.