COMO DETERMINAR A TAXA CUMULATIVA DE NASCIDOS VIVOS APÓS A FERTILIZAÇÃO IN VITRO?

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: The New England Journal of Medicine 2009; 360: 236-43

Fornecer de maneira precisa, estimativas baseadas em evidências, para a probabilidade que os casais têm de sua FIV resultar em gravidez e nascimento de feto vivo.

MedWire News: Estudo de resultados fornece as taxas cumulativas de nascidos vivos baseado na idade materna, que poderia facilitar a orientação individual para mulheres que se submetem a FIV.

Alan Penzias, Harvard Medical School,  Boston, Massachusetts, USA e colaboradores, comenta que: “O [resultado por ciclo] possui valor limitado para os pacientes individualmente porque não levam em conta a necessidade potencial para realização de múltiplos ciclos de FIV e a provável diferença no sucesso entre a primeira tentativa e outras pacientes que não engravidaram em tentativas anteriores”.

Na sua pesquisa, os autores usaram estimativas otimistas e conservadoras para calcular as taxas cumulativas de nascidos vivos. A estimativa otimista assumiu que, as mulheres que não retornaram para subsequente ciclo de FIV tiveram as mesmas chances de uma gravidez com nascimento vivo que aquelas que permaneceram em tratamento. Enquanto a estimativa conservadora assumiu que estas mulheres não engravidaram nem deram a luz.

Entre as 6.164 pacientes submetidas a 14.248 ciclos (média de ciclos / mulher = 2.3), a taxa cumulative de nascimento vivo após seis ciclos foi de 72 e 51 % com a análise otimista e conservadora, respectivamente.

Quando as mulheres foram estratificadas de acordo com a idade, os autores observaram que a taxa cumulativa de nascidos vivos declinava com o aumento da idade, com estimativa otimista e conservadora de 86 e 65 %, respectivamente, nas mulheres com idade menor que 35 anos, mas 42 e 23 % nas mulheres com idade superior a 40 anos. Além disso, as taxas específicas para cada idade foram significativamente diferentes de uma para outra.

Penzias e colaboradores concluem que o declínio dependente da idade na fertilidade é irreversível mesmo com o tratamento pela FIV.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp