USO DE ULTRASOM DURANTE A TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; 88: 333-41

Determinar se a orientação da transferência embrionária com ultrasom pode melhorar as taxas de nascimentos quando comparadas com a transferência orientada apenas pela sensibilidade clínica.

Um estudo de meta-análise revelou que a orientação com ultrasom da transferêcia embrionária esta mais provavelmente ligada ao nascimento de um bebê do que orientada apenas pela sensibilidade clínica.

Investigadores de um Centro de FIV no Cairo, Egito, afirmam que acima de 85% dos embriões colocados na cavidade uterina falharão na implantação.

Eles investigaram (revisaram resultados de 20 trabalhos, incluíndo 5968 transferências) se a orientação do cateter pelo ultrasom bi-dimensional na transferência embrionária poderia aumentar os resultados clínicos dos ciclos estudados.

Ahmed Abou-Setta e colaboradores relataram que a orientação com ultrasom estava associada com vários benefícios se comparada a transferência apenas pela sensibilidade clínica.

Notadamente, a orientação com ultrasom, comparada com transferência apenas pela sensibilidade, estava associada com aumento das chances de nascimento vivo (OR=1.78), gravidez em evolução (OR=1.51), gravidez clínica (OR=1.50), implantação embrionária (OR=1.35) e taxa de dificuldade na transferência  (OR=0.68), reduzida.

As duas técnicas possuem taxas de gravidez múltipla, abortamento ou gravidez ectópica reduzidas.

A equipe conclui que: “Em concordância com as melhores evidências disponíveis na literature médica hoje, o uso de orientação com ultrasom abdominal para guiar o cateter na colocação dos embriões durante a transferência além de ser benéfico poderia tornar-se padrão para todas as pacientes”.

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp