USO DE LETROZOLE REDUZ A DOSE DE FSH EM CICLOS DE INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; Advance online publication

Determinar o efeito da associação do letrozole com o FSH-r em programa de Inseminação intrauterina (IIU).

Pesquisadores publicaram que a adição de 5,0 mg/dia de letrozole ao FSH-r parece ser efetivo quando usado nos protocolos de IIU.

O Dr. Gustavo Gonzales (Universidade Cayetano Heredia, Lima, Peru) e colaboradore observaram que o letrozole recrutou menos folículos com redução na dose necessária de FSH-r, sem afetar a espessura endometrial por ocasião da administração do hCG.

A redução na dose de FSH além de importante em evitar os efeitos colaterais, reduz também o custo da estimulação na IIU.

Os autores monitorizaram 110 mulheres submetidas à IIU e sob tratamento com gonadotrofinas. As mulheres foram divididas em três grupos: ao primeiro foi administrado o FSH-r isolado apartir do 3o dia, o segundo combinado com 2.5mg/dia e o terceiro 5.0 mg/dia, do 3o ao sétimo dia do ciclo.

A adição do letrozole reduziu a dose de FSH-r de 723,08 IUs para 558,33 IUs com 2,5 mg/dia e 253,64 com 5,0 mg/dia.

A espessura endometrial foi significantemente menor nas mulheres que usaram o letrozole que no grupo controle, mas no dia do hCG foi semelhante entre os grupos.

As taxas de gravidez foram semelhantes, 17,9% no grupo do FSH-r isolado, 6,7% com 2,5mg/dia e 23,6% 5,0 mg/dia de letrozole.

Os autores demonstraram uma redução de 41,92% no custo da estimulação quando utilizaram 5,0mg/dia de letrozole associado ao FSH-r.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp