TAXA DE GRAVIDEZ APÓS REVERSÃO DE VASECTOMIA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007.

As chances de uma mulher engravidar depois que seu companheiro reverte um procedimento de vasectomia é significativamente menor se ela tiver 40 anos de idade ou mais, de acordo com os resultados de um novo estudo.

Pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham e da Faculdade de Medicina de Wisconsin, em Milwaukee, EUA, conduziram uma revisão retrospectiva para avaliar o efeito da idade da mulher sobre os índices de gravidez após reversão de vasectomia.

Eles revisaram os resultados de 294 reversões de vasectomia (vasovasostomia ou vasoepididimostomia) realizadas por três cirurgiões urologistas em duas clínicas no período entre julho de 1995 e março de 2005. O tempo médio de acompanhamento foi de 28 meses para avaliações de desobstrução, que foi definida pela presença de esperma móvel em pelo menos uma análise pós-operatória de sêmen, e 32,5 meses para engravidar.

Em um trabalho que deverá ser publicado na revista Fertility and Sterility, e atualmente disponível on-line antecipadamente, os pesquisadores relatam um índice de desobstrução geral de 88,7%.

O índice geral de gravidezes entre as mulheres dos pacientes masculinos foi de 54,3%. Uma distribuição por idade das mulheres revelou os seguintes índices de gravidezes:

·  Mulher com idade de 20-24 anos: índice de gravidez de 66,7%.

·  25-29 anos: 51,8%.

·  30-34 anos: 57,1%.

·  35-39 anos: 53,9%.

·  40 anos ou mais: 14,3%.

O índice geral de gravidez entre os 280 casais cujas parceiras do sexo feminino tinham menos de 40 anos de idade (entre 20 e 39 anos) foi de 55,7%, o que é significativamente maior do que o índice de 14,3% observado entre os 14 casais cujas mulheres tinham 40 anos ou mais.

Estas duas faixas etárias (20-39 anos e 40 anos ou mais) foram similares em termos de tipo de procedimento realizado, fatores femininos, número de procedimentos repetidos, qualidade do fluido vasal, índices de desobstrução e tempos médios de acompanhamento de desobstrução e gravidez.

Implicações para aconselhamento

Os pesquisadores concluem dizendo que eles “não observaram nenhuma diferença nos índices de gravidez a menos que a mulher tenha mais de 40 anos de idade.” Esta observação é consistente com o conhecido declínio do potencial de fertilidade feminina com o avançar da idade, acrescentam eles.

Depois de reconhecer que o pequeno número de casais cujas mulheres tinham mais de 40 anos de idade (14 casais) representa uma limitação do estudo, os pesquisadores sugerem que os achados podem ser úteis quando do aconselhamento de casais a respeito de suas opções reprodutivas.

Eles afirmam que os casais devem ser orientados de que as chances de gravidez e de partos vivos são menores quando as mulheres são mais velhas. “Também, se um casal cuja mulher é mais “velha” estiver contemplando a reversão da vasectomia, estes devem ser estimulados a fazerem isto rapidamente, devido ao declínio do potencial de fertilidade.”

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp