REGULADOR GENÉTICO LIGADO A INSUFICIÊNCIA OVARIANA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: New England Journal of Medicine

PARIS, Anu Bashamboo e colaboradores afirmam que dano em regulador genético parece desempenhar importante papel nas formas não sindrômicas de insuficiência ovariana primária. A proteína, um receptor nuclear duplo NR5A1, chamado Fator1 esteroidogênico, regula genes envolvidos no eixo hipotalâmico-pituitário-esteroidogênese. O gen para este receptor está mutado em

membros afetados de quatro famílias com história de insuficiencia ovariana primária e distúrbios de desenvolvimento sexual. É conhecido

que este gen desempenha um papel em doenças de desenvolvimento sexual chamadas de doenças 46,XY, nas quais homens com um complemento normal de cromossomos não se desenvolvem como meninos.

Muitos homens com esta condição possuem genitália feminina normal e são destacados como meninas e a doença é identificada após a puberdade pela ausência de menstruações. Em outros casos, genitália ambígua.

O novo estudo encontrou evidência que o gene para NR5A1 também está associado com a insuficiência ovariana primária 46,XX. Em que as mulheres  com 46 cromossomos normais encontramos sua função ovariana normal e antes dos 40 anos param de menstruar.

A insuficiência ovariana primária é vista em cerca de 1% das mulheres e é causada, algumas vezes, por autoimunidade, falta de um dos cromossomos X ou fatores ambientais. Na maioria destes casos a causa é familiar, reforçando a ligação genética da doença.

Para esclarecer a pesquisa, os investigadores estudaram o genoma de quarto famílias com história tanto de doenças do desenvolvimento sexual 46,XY como as insuficiência ovariana primária 46,XX.

Eles também estudaram o genoma de 25 mulheres com insuficiência ovariana esporádica, juntamente com 1.465 voluntárias normais selecionadas para comparar a origem ancestral dos casos.

A verificação das quatro famílias mostrou quatro diferentes mutações, cada uma das quais eram familiar, naquele membro afetado e naquela família dividida na mesma variante. Três das mutações pareciam ser dominates, enquanto a quarta causada por uma doença somente quando membros familiars herdassem duas cópias.

Todas as mutações foram previstas por alterar a função do gene, e levar a progressive perda da função ovariana. Duas das 25 participantes com insuficiência ovariana esporádica também mostraram mutações no gene, cada uma diferente da outra. Nenhuma das mutações foi encontrada nos controles. Estes dados indicam que mutações no (gene para) NR5A1 podem causar insuficiência ovariana.

Reviewed by Zalman S. Agus, MD; Emeritus Professor. University of Pennsylvania School of Medicine. Traduzido por: Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp