PROTEÍNA C-REACTIVA E RESULTADOS DA FERTILIZAÇÃO IN VITRO

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Journal of Reproductive Immunology 2007; in press

Investigadores identificaram na proteina C-reactiva (PCR), um marcador inflamatório e ativador endotelial, como um potencial fator de prognóstico no suceso da FIV. Seus estudos preeliminares encontraram uma associação significante entre altos níveis de PCR durante a estimulação para FIV e a subseqüente falha de concepção.

O achado, quando considerado juntamente com resultados de estudos prévios demonstrando que o tratamento com esteróides (que pode reduzir os níveis de PCR), podem melhorar o sucesso na FIV, proporcionando suporte a hipótese que tratando os altos níveis de PCR poderiam melhorar os resultados da FIV.

Para investigar o potencial dos valores preditivos da PCR, os investigadores do Sourasky Medical Center em Tel-Aviv, Israel, avaliaram os níveis em 28 mulheres no 3o, 8o, na aspiração follicular e 12 dias após a transferência embrionária.

As indicações da FIV foram o fator masculino (35.7%), infertilidade sem causa aparente, anovulação, fator mecânico e endometriose. Mulhere com história de doença inflamatória e, estados de hipercoagulobilidade foram excluidas do estudo, da mesma forma que as com baixa resposta (< de três oócitos aspirados em ciclo prévio).

Das 28 mulheres, 08 engravidaram após o tratamento e 20 não. Comparando os dois grupos, foram encontrados significantes níveis de PCR diferentes no 3o dia do ciclo entre os grupos.

A media dos níveis de PCR nas mulheres que engravidaram foi de 2,2 mg/dL (± 0,7 DP). Nas que não engravidaram a média do PCR foi de 6.2 mg/dL (± 1,1 DP).

Não houve outra diferença significante entre os grupos, em relação a idade, peso e níveis de estradiol (3º e 8º dia). As que engravidaram tiveram níveis menores de PCR em todos os momentos medidos, comparado com as que não engravidaram, apesar de que não foi significante no 8º, aspiração folicular e 12 dias após transferência.

Conclusão e investigações futuras

Os pesquisadores concluem: “Um estado inflamatório, indicado por altos níveis de PCR durante o estímulo, pode servir como um indicador prognóstico de sucesso na FIV”.

Dr. Gilberto

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp