PROGNÓSTICO DA RESERVA OVARIANA PELA DIMENSÃO DOS OVÁRIOS

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; 88: 390-5

Determinar se as medidas dos ovários refletem sua reserva antes da menopausa.

Estudo revela que uma simples avaliação da largura dos ovários pode predizer de forma confiável sua reserva (potencila de produzir oócitos) em mulheres inférteis antes da menopausa.

Pesquisadores americanos dizem que aperfeiçoar a determinação da reserve ovariana pode ajudar a melhorar as intervenções terapêuticas e minimizar as tensões emocionais e financeiras nos casais submetidos ao tratamento de fertilidade.

Uma equipe da Escola de Medicina Albert Einstein em Nova Yorque examinou se a simples medida das dimensões ovarianas na fase folicular inicial do ciclo menstrual predisse de maneira confiável  a reserva ovariana em 69 mulheres antes da menopausa.

Todas as participantes apresentaram-se para avaliação e orientação em um único lugar.

Largura, comprimento e a média das duas decrescem com o avanço da idade, por outro lado os níveis de FSH, um marcador bioquímico da reserva ovariana, aumentam.

Além do mais, pacientes com diagnóstico conhecido de reserve ovariana diminuida possuem dimensões ovarianas significantemente reduzidas quando comparadas com outras cauas de infertilidade.

Os autores concluem que: “Pesquisas futuras devem focar na validação desta simples ferramenta que pode ser usada no dia a dia da prática clínica para avaliar a reserva ovariana”.

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp