OS GENES DOS ESPERMATOZÓIDES SE DETERIORAM COM A IDADE

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences 2006; Advance online publication

Avaliar os efeitos da idade masculina sobre defeitos genômicos dos espermatozóides.

Pesquisadores investigam os homens e as mulheres, diante do maior risco da sua infertilidade transmitir defeitos genéticos aos seus descendentes, caso aguardem conceber.

A equipe, liderada por A. Wyrobek (Lawrence Livermore National Laboratory, California, USA), mostrou previamente que a contagem, motilidade e a habilidade dos espermatozóides de migrar para superfície, declinam de forma direta com a idade do homem. No presente estudo, eles avaliaram os efeitos da idade sobre os níveis e danos no DNA espermático, anormalidades cromossômicas e mutações genéticas.

Amostras de sêmen de 97 homens saudáveis entre 22 e 80 anos foram estudadas. Foram excluídos do estudo homens fumantes, com problemas de infertilidade e aqueles expostos a radiação ou quimioterapia para tratamento de câncer.

Eles encontraram uma correlação forte entre a idade do homem e a fragmentação do DNA nos seus espermatozóides. Uma mutação que causa acondroplasia e nanismo, também que o aumento de forma constante na incidência se dava com o avançar da idade. Entretanto, diferente das mulheres, o envelhecimento do homem não estava associados a maior incidência de duplicações cromossômicas ou perdas de cromossomos que causam doenças como a síndorme de Down.

O estudo também revelou que as avaliações convencionais da quantidade e qualidade dos espermatozóides, não são bons para um prognóstico confiável de danos genômicos.

Pesquisas prévias mostram que ainda vai demorar muito para o homem preocupe-se em reproduzir de acordo com sua idade, mesmo que a idade materna seja importante no contexto.

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp