Quantas tentativas fazer para ter sucesso na Fertilização in vitro?

By: | Tags: | Comentários: 0 | agosto 7th, 2019

Apesar da Fertilização in vitro ser uma das técnicas mais utilizadas por casais que não podem ter filhos pelos métodos naturais, ela não é uma fórmula mágica e não garante sucesso na primeira vez em que é realizada. É bastante comum que o casal seja submetido a mais de uma tentativa até que a fecundação in vitro ocorra e a implantação do embrião no útero da paciente consiga se desenvolver.

Isto ocorre porque o procedimento envolve uma série de fatores e dependerá especificamente de cada fertilização, pois cada casal poderá apresentar características individuais que serão levadas em conta. Por conta disso, muitos casais se submetem a, pelo menos, três ciclos para obterem o sucesso esperado.

O que pode atrapalhar no sucesso da Fertilização in vitro?
O casal pode apresentar condições fisiológicas que não favorecem o sucesso da Fertilização in vitro. Óvulos ou gametas com qualidade insatisfatória originada por fatores que o casal consiga evitar, melhoram as chances de gravidez, como:

Alimentação
No homem: o excesso de tecido adiposo (gordura) corporal diminui a taxa de produção da testosterona, que afetará diretamente na quantidade e na qualidade dos gametas.

Na mulher: ocorre excesso de estrogênio que acaba se transformando em testosterona, afetando a ovulação.


Anabolizantes

No homem: o uso de testosterona sintética eleva o nível desse hormônio no organismo e afeta o metabolismo. O corpo entende que não precisa mais produzir a testosterona naturalmente e com o uso frequente de anabolizante, o homem corre o risco de ficar definitivamente infértil.

Na mulher: a ingestão de testosterona sintética inibe a ovulação e, consequentemente, a fertilidade.


Idade
Nos homens
: com o avanço da idade, é natural que a qualidade e a quantidade dos espermatozoides diminuam, mas isso não é uma regra. Há homens que se mantêm férteis por toda a vida.

Nas mulheres: a qualidade dos óvulos cai consideravelmente quando ficam mais velhas. A taxa de fecundação também diminui.


Tabagismo

Nos homens: os produtos químicos presentes em cigarros afetam a vascularização que atingem os órgãos terminais, como os testículos, causando complicações indiretas de fertilidade.

Nas mulheres: no início da gestação pode causar abortos espontâneos, pois os componentes presentes em cigarros causam alterações e podem enfraquecer o sistema reprodutivo.


Álcool
Nos homens
: o consumo excessivo acaba agindo sobre o fígado, órgão que controla o metabolismo da testosterona, com isso, o nível do hormônio pode diminuir e causar a disfunção sexual.

Nas mulheres: o fígado das mulheres também é afetado e pode prejudicar a reprodução.


Radioterapia e quimioterapia
: em ambos as consequências são as mesmas, pois o tratamento oncológico pode causar alterações genéticas nas células reprodutivas e impedir a fecundação.

 

O número de tentativas no sucesso do tratamento
Antes de se submeter ao tratamento de Fertilização in vitro, o casal precisa ter em mente que não é uma fórmula infalível e sempre existe a probabilidade do método não apresentar resultado positivo na primeira tentativa. A frustração e o desânimo são comuns no primeiro insucesso, mas é preciso levar em conta que a técnica pode ser ajustada nas tentativas posteriores.

Após a primeira fertilização, o médico especialista pode fazer uma análise mais aprimorada dos ciclos da mulher e descobrir se algum fator esteja interferindo no procedimento. Se o embrião foi inserido no útero, mas depois de algum tempo a gestação não vingar, a probabilidade de que as próximas tentativas tenham mais sucesso são maiores.
Daí fica a dúvida: quantos ciclos o casal deve fazer antes de desistir do método? Se as primeiras tentativas têm apresentado evolução no desenvolvimento do embrião no útero, as chances do casal ter uma resposta positiva aumentam gradativamente. É sabido que existem casais que fizeram muitas tentativas, até mais que sete, para conseguirem a tão sonhada gestação.

Esses são alguns fatores que podem interferir no resultado positivo da Fertilização in vitro. Existem outros que o especialista poderá esclarecer. Em todos os casos, é importante que a relação entre médico e paciente seja de total confiança e transparência para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e os caminhos mais seguros sejam adotados para o sucesso do tratamento.

You must be logged in to post a comment.