IGF-I AFETA A MATURAÇÃO OOCITÁRIA NA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; 88: 139-44

Verificar como o fator de crescimento afeta a maturação oocitária em mulheres com síndrome dos ovários policísticos submetidas à fertilização in vitro.

Estudo revela que os níveis séricos do fator de crescimento (IGF)-I podem ter um papel chave na maturação oocitária entre as mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Pesquisadores americanos mediram os níveis de IGF-I e IGF-proteína ligadora (IGFBP)-3 em 43 mulheres com SOP e 33 controles submetidas à FIV devido fator masculino de infertilidade.

Todas as pacientes foram submetidas à FIV em um protocolo com uso prévio de anticoncepcionais orais e supressão com GnRH-agonista seguido de baixa dose de gonadotrofinas.

No geral houve aumento médio dos níveis séricos de IGF-I durante o estímulo em ambos os grupos. Entratanto, no subgrupo de pacientes com SOP que durante o estímulo houve diminuição nos níveis de IGF-I, tiveram em média um grande número de oócitos imaturos recuperados do que aquelas em que os níveis não apresentaram queda, 4,8 versus 2,4, respectivamente.

Os níveis de IGFBP-3 também foram maiores nas pacientes controles do que nas com SOP e com tendência a diminuir durante a estimulação, enquanto que aumentaram nas pacientes com SOP.

Um aumento nos níveis de IGFBP-3 durante a estimulação foi associado com um aumento da probabilidade de gravidez em pacientes com SOP, mas o inverso foi verdadeiro em mulheres saudáveis.

Katherine Schoyer e colaboradores do Centro de Cornell em Nova Yorque concluem: “Um aumento nos níveis de IGFBP-3 durante o estímulo ovariano em pacientes com SOP, o qual estava associado com gravidez, pode ser um mecanismo crítico para a modulação da atividade da IGF-I”.

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp