A CAUSA DA INFERTILIDADE INFLUENCIA O RISCO DE GRAVIDEZ ECTÓPICA COM A CONCEPÇÃO ASSISTIDA

Obstet Gynecol 2006;107:595-604.

Mulheres com doença tubária ou com anormalidades uterinas possuem risco aumentado para gravidez ectópica, quando se submetem a procedimentos de reprodução assistida. Outros fatores que afetam adversamente o risco incluem a transferência de três ou mais embriões, e transferência de embriões nas trompas (ZIFT). Para investigar, a Dr. Laura A. Schieve associou os fatores de risco para a gravidez ectopic com as técnicas de reprodução assistida, no Centro para o Controle e a Prevenção de Doença em Atlanta, Geórgia, analisou os resultados e relatou ao registro da reprodução assistida CDC entre 1999 e 2001.  Dentre as 94.118 gravidezes, 2.990 (2.1%) eram ectopicas. Sendo qe na população geral a taxa é de 2.0%. A relação das probabilidades para gravidez ectopica com doença nas trompas, como hidrossalpinge é de 2,68, e para as outras patologias, como o fator masculino, de 1,93.A endometriose e outros fatores femininos de infertilidade foram associados com as relações das probabilidades de 1.38 a 2.26. O único o outro fator que afetou adversamente o risco da gravidez ectopic foi o número dos embriões transferidos (relação 1.30 das probabilidades para 3 embriões transferidos contra 1 ou 2. A variação de probabilidade 1.51 para 4 ou mais embriões).”Idade materna, antecedente de abortamento espontâneo, incubação assistida e ICSI não foram bons fatores de prognóstico para gravidez ectópica”.