IMPORTÂNCIA DA ESPESSURA ENDOMETRIAL NA INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; 88: 432-7

Determinar a importância da espessura endometrial entre as mulheres submetidas a inseminação intrauterina.

Pesquisadores iranianos dizem que a espessura endometrial é um dos principais fatores de prognóstico para gravidez em mulheres submetidas à inseminação inrauterina (IIU) em ciclos estimulados com citrato de clomifeno.

Equipe da Universidade de Ciências Médicas de Babol conduziram estudo retrospectivo de 562 ciclos estimulados, em 249 candidatas a IIU.

A taxa geral de gravidez foi de 15%, descrita por Seddigheh Esmailzadeh e Mahbobeh Faramarzi.

A média da espessura endometrial no dia da administração de hCG foi significantemente maior em ciclos que resultaram em gravidez do que aqueles que não, 10,1 versus 7,7mm.

Em análise multivariável, o mais forte fator prognóstico de sucesso na IIU foi o número de ciclos. A idade da mulher foi associada negativamente com resultado de gravidez, enquanto a espessura endometrial e a contagem total de espermatozóides móveis foram associadas positivamente.

Os pesquisadores dizem que infelizmente não foram capazes de determinar um valor limite para espessura endometrial e taxas de gravidez e abortamento. Porém, eles complementam: “Os médicos que realizam IIU em casais inférteis devem prestart muita atenção ao desenvolvimento endometrial bem como ao crescimento folicular er motilidade espermática”.

Dr. Gilberto Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp