CONGELAMENTO DE ÓVULOS PARA GRAVIDEZ FUTURA É SEGURO, DIZ ESTUDO

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Agência Efe,  em Londres.

O congelamento de óvulos pelo processo de vitrificação para uma gravidez adiada é um método seguro que, inicialmente, não representa perigo para o eventual bebê, diz um estudo dirigido por Ri-Cheng Chian, da Universidade McGill, de Montreal (Canadá).

Segundo o estudo, publicado pela revista “Reproductive Biomedicine Online”, o índice de problemas de nascença entre as crianças fruto de óvulos vitrificados é de 2,5%, porcentagem comparável ao de nascimentos naturais.

Pela vitrificação, o ovário da mulher é estimulado por medicamentos para que produza uma quantidade extra de óvulos. Após este processo, eles são extraídos com uma agulha, desidratados e tratados com um anticongelante para serem congelados rapidamente ou vitrificados e armazenados pelo tempo que for necessário.

Quando a mulher estiver disposta a ser mãe, os óvulos podem ser fecundados in vitro e os embriões serão implantados no útero.

Resultados

Os resultados do estudo poderiam encorajar muitas mulheres que têm a carreira profissional como prioridade a estudarem a possibilidade de recorrer ao método para adiar sua gravidez, diz o jornal “The Times”.

“Caso eu tivesse duas filhas de 35 anos, solteiras, mas que desejassem preservar sua fertilidade até mais tarde, recomendaria a elas o uso desta técnica. Também aconselharia caso elas tivessem 20 ou 25 e quisessem recorrer a ela por motivos sociais”, declarou Chian ao jornal britânico.

“Não podemos dizer ainda que é 100% seguro, mas estamos começando a reunir provas suficientes de que [o método] não representa perigo, até onde sabemos”, explicou o cientista.

Até 95% dos óvulos vitrificados superam este processo, frente a 50% ou 60% dos conservados por outras técnicas de congelamento mais antigas.

O congelamento custa no Reino Unido entre US$ 3.913 e US$ 5.870, mais um valor anual pelo armazenamento dos óvulos.

Folha de São Paulo

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp