Congelamento de Embriões

INTRODUÇÃO

Obtenção cirúrgica de espermatozóides (PESA e TESA)

São técnicas para obtenção dos espermatozóides dos vasos deferentes epididimio ou testículo. São procedimentos de baixa complexidade, realizados em centro cirúrgico com anestesia local ou geral.

Indicações

  • Homens com ausência completa de espermatozóides no ejaculado, quando a produção pelo testículo é normal, existe bloqueio (azooespermia obstrutiva). A obstrução (epidídimio ou vasos deferentes) pode ser congênita ou por vasectomia prévia.
  • Homens com ausência completa de espermatozóides no ejaculado devido falha de produção pelos testículos, cerca de 50% desses homens podem ter áreas no testículo que produzem espermatozóides.

Métodos

Aspiração percutânea de espermatozóides (PESA)

A primeira escolha (se possível) para colher os espermatozóides. Uma agulha fina é inserida no epidídimio e os espermatozóides

obtidos por sucção.

Extração testicular de espermatozóides (TESA)

Uma agulha fina é inserida dentro do testículo e as amostras de tecido são obtidas pela sucção suave, posteriormente são examinadas sob microscopia. Se não encontrar espermatozóides, uma biópsia pode ser realizada através de pequenas incisões no testículo, o tecido obtido é examinado em busca dos espermatozóides. Esses espermatozóides, encontrados no testículo, são imaturos e incapazes de href=”https://clinicadereproducaohumana.com.br/blog/category/infertilidade/”>fertilizar o óvulo de forma convencional. Neste caso empregamos a ICSI, onde injetamos o esprmatozóide selecionado dentro do citoplasma do óvulo maduro.

Após a cirurgia, pode ocorrer algum desconforto e sensibilidade aumentada na região escrotal por 24-48 horas. Existe pequeno risco de infeção e sangramento após o procedimento.

Qualquer espermatozóide ou tecido testicular que sobre pode ser congelado para uso posterior, para evitar repetidos procedimentos cirúrgicos para obtenção de espermatozóides.

No caso de não encontrar espermatozóides, o casal deve decidir ou se cancela a aspiração e abandona o tratamento, ou prossegue na aspiração com a inseminação dos óvulos usando sêmen de doador, o que deve ser discutido, obviamente, antes do tratamento.

Tiago Ferreira

Share
Publicado por
Tiago Ferreira

Notícias recentes

Nossa mensagem para o novo ano

Chegou o momento de olharmos para trás e agradecermos por cada momento de felicidade e…

2 anos ago

Anticoncepcional pode causar infertilidade?

Se você faz uso de algum meio anticoncepcional, como a pílula contraceptiva e pensa em…

2 anos ago

Possíveis causas que dificultam uma segunda gestação

Você e seu parceiro conversaram e decidiram que está na hora da família aumentar novamente,…

2 anos ago

Conheça as mudanças da nova Resolução do CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgou a Resolução 2.294, de 27 de maio de…

3 anos ago

Alimentação interfere na infertilidade?

Você sabia que a alimentação é um dos principais fatores que influenciam nas chances de…

3 anos ago

Idade paterna pode influenciar as chances de engravidar?

Por muito tempo, acreditava-se que apenas a idade da mulher influenciava nas chances de uma…

3 anos ago