AS MULHERES DEVERIAM RECONSIDERAR O CONGELAMENTO DOS SEUS ÓVULOS

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; Advance online publication

Investigar os possíveis benefícios, limitações e riscos para as mulheres que se submetem a congelamento eletivo de oócitos.

A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (SAMR) diz que o congelamento de oócitos é um procedimento experimental e como tal não deveria ser o de eleição para mulheres que desejam retardar sua reprodução.

Em conjunto com a Sociedade de Técnicas de Reprodução Assistida (STRA), a SAMR criou um comitê que concluiu que o

congelamento de oócitos não é um tratamento médico estabelecido e as chances de sucesso ainda são muito pequenas.

Os 10 ítens das recomendações estabelecem a importância do aconselhamento antes do tratamento e orienta o médico a fornecer todas as informações sobre os métodos, resultados clínicos, taxas de sucesso e riscos dessa técnica.

O comitê estimou que as taxas gerais de nascimentos por oócito foi de apenas 2% para mulheres usando oócitos descongelados pelo método lento. Em mulheres que tiveram seus óvulos congelados por vitrificação, as taxas de  nascimentos foram semelhantes, 4%.

Além disso, os números destacados na publicação estão provavelmente superestimados, como por exemplo, mulheres acima de 35 anos usando oócitos congelados possuem chances signficantemente menores de engravidar.

Mulheres com câncer ou outra doença necessitando de tratamento imediato devido ameaça a sua fertilidade, poderiam considerar o congelamento de oócitos, com todos os esclarecimentos de que se trata de procedimento experimental, diferentemente das saudáveis, que poderiam optar por tratamento mais eficiente.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp