A cariotipagem dos oócitos poderia melhorar os resultados da fertilização in vitro

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Fertility and Sterility 2007; 87: 1033-40

Examinar se realizar o cariótipo dos oócitos oferece uma oportunidade de melhora dos resultados das FIV.

Os pesquisadores afirmam que usando a hibridização comparativa genômica para o cariótipo dos oócitos, permitiria selecionar o melhor embrião, “competente”, que poderia melhorar os resultados da FIV.

Geoffrey Sher (Universidade de Nevada) e seus colaboradores examinaram se existe correlação entre o cariótipo dos oócitos antes e depois da fertilização e os embriões entre 14 doadoras saudáveis.

Oócitos maduros foram aspirados e submetidos a biópsia do primeiro corpúsculo polar antes da ICSI, seguido de biópsia do segundo corpúsculo e dos blastômeros.

Sher e sua equipe relataram que 35% dos 92 oócitos foram cariotipados com sucesso e aproximadamente 88% dos 32 ovócitos fertilizados eram euplóides. Mais de 96% dos oócitos analisados evoluiram para blastocistos.

Em 13% dos casos de oócitos euplóides desenvolvidos em zigotos aneuploides e embriões eram mosaicos.

Entre um grupo separado de mulheres de 35 submetidas à transferência embrionária com dois ou menos blastocistos oriundos de oócitos euplóides, a taxa de implantação foi de 82% e as taxas de gravidez em curs além do primeiro trimestre de 74%.

Os pesquisadores dizem que “a seleção de embriões derivados de óvulos euplóides, possibilitaria minimizar o número de embriões transferidos de forma significante além de melhorar os resultados da FIV”.

Dr. Gilberto

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp