Quando ocorre a ovulação, o corpo emite sinais

By: | Tags: | Comentários: 0 | julho 4th, 2019

A mulher já nasce com uma reserva de óvulos que terá ao longo de sua vida fértil. A partir do momento em que começa a menstruar até que chegue à menopausa – indício do término no período de ovulação da mulher – ela é capaz de produzir cerca de 500 mil óvulos. Mas apenas uma pequena parcela, cerca de 0,1%, ou 500 óvulos chegarão à fase madura, condição para que estejam prontos para serem fecundados.

Apesar da ovulação ocorrer naturalmente todos os meses, a maioria das mulheres em idade fértil não consegue precisar o dia exato que ela ocorre. A dúvida acontece porque o ciclo menstrual pode variar de uma mulher para outra e é só a partir daí que é possível fazer o cálculo para saber o período certo da ovulação. O cálculo é simples e acontece cerca de 14 dias antes da menstruação com duração média de uma semana. Mas acontece que algumas mulheres têm ciclos menstruais mais curtos (25 dias), outras mais longos (35 dias), então o 14º dia é apenas uma estimativa média.

O lado bom é que existem alguns sinais externos que o corpo feminino emite para prever esse período, é só ficar atenta para que o casal se programe para que a gravidez ocorra de maneira natural.

Por que esses sinais aparecem?
Para o óvulo estar pronto para fecundação, dois hormônios presentes no organismo feminino entram em ação: o Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH). O FSH é responsável pelo desenvolvimento do óvulo. Depois, começa a agir o LH, responsável pelo amadurecimento do óvulo que o deixa pronto para ser liberado do ovário e começar sua trajetória até o útero por meio das tubas uterinas. Após ser liberado, o óvulo sobrevive apenas 24 horas, um período bastante curto.

Por outro lado, os espermatozoides têm vida mais longa e vivem por até três dias, tempo suficiente para ser depositado na vagina, encontrar o caminho do cervix rumo ao útero, onde está depositado o óvulo maduro. Ocorrendo contato íntimo desprotegido, no início do período fértil, são grandes as chances da fecundação ocorrer. Por isso é importante saber o período certo da ovulação. 

A sobrecarga hormonal no organismo feminino ocasiona efeitos físicos que permitem que a mulher perceba quando está perto do período da ovulação e assim, caso queira engravidar, se programar. Confira os sintomas mais comuns:

Cólicas: ao liberar o óvulo, ocorre também o rompimento do folículo que causa leves dores abdominais (em algumas os sintomas são mais fortes).

Secreção vaginal: no período menstrual há corrimento do muco vaginal, semelhante a aparência da clara de ovo, mas sem odor. A secreção pode durar até quatro dias e indica que o óvulo está em melhores condições para a fecundação.

Temperatura corporal: a liberação da progesterona faz a temperatura do corpo aumentar em aproximadamente 1°C, então um calor leve e a sudorese são comuns. Para ter certeza, tire a temperatura logo ao se levantar e ao longo do dia durante o período menstrual. Além dos sintomas citados anteriormente, ocorre também, aumento da libido e de apetite, decorrentes da alteração da progesterona.

Essas condições são favoráveis para identificar o período ideal para a ovulação no caso da reprodução pelo método natural. Mas saber do período certo é importante também para a reprodução assistida e o médico especialista poderá informar com maior precisão o melhor dia para que o casal inicie o processo para gerar o futuro bebê.

You must be logged in to post a comment.