Infecção pelo vírus Zica no sêmen ocorre principalmente nas primeiras semanas

By: | Tags: | Comentários: 0 | abril 13th, 2018

O RNA detectável por meses, mas não parece ser causa para maiores preocupações.

Segundo o CDC (centro de controle de doenças nos USA) o Zika pode ser detectável no RNA do sêmen em mais de 09 meses, mas parece que ele só é infectante nas primeiras semanas.

Somente 4% das amostras de semen positivas para o RNA do Zika foram infectantes, e isso foi observado somente entre amostras que tinham carga viral de ≥7,0 log RNA copias/mL, e obtida dentro de 30 dias após o início dos sintomas.

“Entre os casos documentados de transmissão sexual, todos ocorreram dentro dos 41 dias após o início dos sintomas, e a mioria ocorreu nos primeiros 20 dias” escreveu o autor no New England Journal of Medicine. “A ausência de eventos ocorrendo após esse tempo observado de transmissão, coincide como o tempo em que o vírus pode ser cultivado.”

Foram testados 1.038 amostras de urina e, 1.327 amostras de sêmen de 183 e 184 homens, respectivamente. As amostras foram obtidas de 14 a 304 dias após o início dos sintomas do vírus do Zika. Nas amostras de urina o RNA do vírus foi detectado em sete homens (4%); nas amostras de sêmen foi detectada em 60 homens (33%).

“Questões importantes em relação à transmissão sexual do vírus permanecem”. “É desconhecido se a infecção materna através da relação sexual produzem os mesmos riscos para infecção do feto que a infecção pelo mosquito.”

Ejaculações infrequentes, idade avançada e a presença de sintomas tais como conjuntivite ou ausência de dores articulares no período do início da doença foi independentemente associada com queda prolongada do RNA viral.

Ian Ingram, MedPage Today 11 Abril, 2018