HORMÔNIOS DA CARNE BOVINA RELACIONADOS À INFERTILIDADE MASCULINA

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Human Reproduction 2007; Publicação on-line antecipada

Encontrada relação entre consumo materno de carne bovina e baixa contagem de esperma em descendentes masculinos.

Uma pesquisa sugere que mulheres que ingerem grandes quantidades de carne bovina durante a gravidez correm  o risco de dar à luz meninos que sofrem de baixa qualidade de esperma quando adultos.

Shanna Swan (da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Rochester, EUA) e seus colegas afirmaram que a culpa pode ser da prática de se administrar promotores ou hormônios de crescimento no gado.

Hormônios como estradiol, testosterona e progesterona são normalmente dados ao gado, sendo que seus resíduos permanecem na carne depois do abate.

“Teoricamente, o feto e os bebês são especialmente sensíveis a exposições a esteróides sexuais”, diz Swan.

“Portanto, o consumo de resíduos de esteróides na carne bovina por mulheres grávidas e crianças pequenas é especialmente preocupante.”

Swan e seus colegas fizeram uma pesquisa com 773 homens sobre a alimentação de suas mães quando estavam grávidas dos mesmos e também solicitaram uma amostra de sêmen.
Entre os homens pesquisados, 387 forneceram dados completos sobre a alimentação de suas mães durante a gestação.

Os homens cujas mães comiam carne bovina em mais de sete refeições por semana apresentavam uma concentração de esperma 24% menor dos que os homens cujas mães ingeriam menores quantidades de carne bovina.

Filhos de mães que ingeriram grandes quantidades de carne bovina apresentavam uma probabilidade três vezes maior de possuir uma concentração subfértil de esperma do que os outros homens.

Os cientistas apontam que estes dados podem ser específicos às mulheres norte-americanas e sugerem a condução de outras pesquisas para confirmar seus achados em mulheres européias.

Dr. Gilberto

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp