GENÓTIPO SER/SER PARA O RECEPTOR DO FSH ESTARIA LIGADO À RESPOSTA INADEQUADA AO CITRATO DE CLOMIFENO EM PACIENTES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

Fonte: Human Reproduction 2009; Publicação avançada online.

Evaliar o papel do polimorfismo Ser/Ser para o receptor do FSH no prognóstico da  resposta ao citrato de clomifeno em pacientes com SOP.

MedWire News: Os resultados de um estudo holandês mostraram que mulheres com SOP provavelmente são duas vezes mais resistentes ao citrato de clomifeno (CC) durante a indução da ovulação se elas tiverem no genótipo o polimorfismo 680 Ser/Ser para o receptor do FSH.

Os autores estudaram a resposta ao CC e correlacionaram com o genótipo do receptor do FSH em 193 mulheres com diagnóstico de SOP tratadas com indução da ovulação por um período de mais de cinco anos.

Do total, 26% das mulheres tinham o genótipo Asn/Asn, 50% Asn/Ser e 24% Ser/Ser. De forma significante mais mulheres com polimorfismo homozigoto Ser/Ser foram resistentes ao CC (28%) se comparadas com aquelas com polimorfismo heterozigotas Asn/Ser (14%) ou homozigotas Asn/Asn (15%), odds ratio para ovulação de 0,44.

Não houve diferença nos níveis de FSH entre as diferentes variantes do polimorfismo. Somente o genótipo variante do receptor do FSH e os níveis de FSH basal previram ovulação após controle para idade, índice de massa corpórea, volume ovariano médio, hiperandrogenismo e amenorréia.

Os autores acreditam que mulheres que possuam a variante SS para o gen do receptor de FSH variant possuem maior dificuldade em superar os limites altos para o FSH com o CC.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp