Fertilização in vitro (Introdução e procedimentos)

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

A fertilização In Vitro (bebê de proveta) ou FIV é uma técnica de reprodução assistida, onde são feitos procedimentos que permitem a procriação sem a relação sexual, onde o óvulo é fertilizado fora do corpo, ou seja, em laboratório (in vitro) e após a fecundação é introduzido no útero. A FIV é indicada em casos de: lesão das tubas, ou gravidez nas trompas, ou laqueadura sem chance de reversão, ou endometriose, infertilidade masculina e em casos de infertilidade sem causa aparente.

No procedimento é feita uma indução da ovulação com medicamentos, um monitoramento do crescimento dos folículos ovarianos através da ultra-sonografia transvaginal, os folículos são coletados através da vagina com uma sonda apropriada, guiada por auxílio de ultra-som de alta freqüência. Os óvulos maduros e os espermatózoides são preparados e é feita a inseminação in vitro. Após a fertilização e cultura do embrião, é feita uma transferência do mesmo para o útero.

Na fertilização in vitro (FIV), existe uma infinidade de benefícios e riscos. O maior benefício está associado a possibilidade de casais com problemas de infertilidade tornarem-se pais e formarem uma família. Mas os principais riscos da FIV são associados com problemas na gravidez e nascimentos múltiplos, que está diretamente relacionado à prática de transferir múltiplos embriões.Os nascimentos múltiplos estão relacionados à elevação no risco de perda de gravidez, complicações obstétricas, parto prematuro e mortalidade neonatal. E como qualquer procedimento clínico ou cirúrgico, algumas pacientes que se submetem a FIV terão efeitos colaterais e complicações. As complicações mais comuns associadas à FIV são as falhas de tratamentos, como conseqüência da estimulação ovariana, o risco de gravidez múltipla, os riscos associados à aspiração folicular e a possibilidade de gravidez ectópica. Mas para muitos casais os benefícios superam os riscos, e esses benefícios proporcionam o incentivo para continuar com o procedimento.

You must be logged in to post a comment.