Células tronco Tx: Nova esperança na falência ovariana prematura

By: | Tags: | Comentários: 0 | abril 18th, 2018

Enxerto com células tronco mesenquimais de medula autólogas humanas, também ajudam a reiniciar as menstruações.

Kristen Monaco, Staff Writer, MedPage Today March 19, 2018

CHICAGO – Pesquisas revelam que o tratamento com células tronco poderia ajudar a reverter à insuficiência ovariana prematura.

De acordo com resultados preliminares de um estudo em andamento (ROSE clinical trial), células tronco mesenquimais autólogas da medula foram capazes de ajudar na reversão do hipo estrogenismo, subsequentemente seguido do reaparecimento de menstruações regulares , relatou Propser Igboeli, MD, da Augusta University in Georgia and colleagues, at ENDO 2018.

A falência ovariana prematura (FOP) afeta cerca de 1% de mulheres em idade reprodutiva abaixo de 40 anos, geralmente de causa desconhecida na maioria das mulheres, mas pode ter bases genéticas para síndrome de resistência ovariana.

O autor testou tratamento com células tronco em modelo animal e encontrou que o mesenquima humano reverteu a FOP associada à infertilidade.

Sob anestesia, a medula óssea é aspirada na crista ilíaca e processada para separar 4-6 cc de células tronco mesenquimais usando uma seringa especial (Angel System), que é capaz de processar 160 ml de medula óssea aspirada em 20 minutos. Produção de um total de 120 milhões de células nucleadas em aproximadamente 20 minutos.

As células tronco foram transplantadas laparoscópicamente dentro do ovário direito, enquanto no ovário esquerdo foi injetado solução salina para controle.

As pacientes foram seguidas por mais de uma semana após o procedimento, bem como 1, 6, 9 e 12 meses para avaliar os parâmetros hormonais, incluindo os níveis dos hormônios anti-Mülleriano, FSH, LH, estradiol e progesterona. Durante esse seguimento, foi realizado ultrassom transvaginal para avaliar o tamanho dos ovários.

Após um ano, o ovário tratado em uma paciente cresceu para 2,7 cm3, mais que dobro do tamanho original de 1,1 cm3 e o esquerdo, do controle, media 1,4 cm3 no mesmo período. Os níveis de estrogênio também aumentaram em duas vezes quando comparado aos níveis pré-operatórios.

A próxima fase do trabalho está programada envolver 33 participantes.

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp