Causas da Infertilidade

Os objetivos de avaliar os casais inférteis são de determinar a causa, ou as causas, recomendar tratamentos disponíveis e avaliar as chances desse determinado tratamento em ajudar efetivamente esses casais.  Em aproximadamente 30% dos casais, a causa é identificada somente na mulher, 30% somente no homem e 30% as causas podem ser identificadas em ambos. Em cerca de 10% a causa não é identificada pelos exames da rotina.

PROBLEMAS NA OVULAÇÃO (fator ovulatório)

Esta é a causa mais comum de infertilidade feminina e a com melhor chance de sucesso com o tratamento. Geralmente as mulheres apresentam ciclos menstruais irregulares (fluxo diminuído, períodos longos entre uma menstruação e outra, etc.), ou ausência das menstruações (amenorréia). Entretanto, a disfunção ovulatória pode ocorrer em mulheres com ciclos aparentemente regulares. Algumas vezes a mulher observa outros sintomas associados como o aumento de pelos no corpo e face, acne, saída de leite pela mama (galactorréia), etc. Os distúrbios ovulatórios podem ser classificados em:

• Anovulação – falta das ovulações.
  • Oligovulação – ovulações infreqüentes.
  • Defeitos da fase lútea – deficiência na produção de progesterona.

Incidência

20 – 25%

Primária

Problema intrinsic do ovarian.

• O ovário foi removido cirurgicamente.
  • O ovário foi danificado por radioterapia ou quimioterapia no tratamento de câncer.
  • Os ovários possuem somente poucos óvulos. Isto é, menopausa precoce, que afeta 1-2% das mulheres com idade inferior a 40 anos.
  • A mulher nasce sem os ovários.
  • Ovários policísticos.

Secundária

Não existem problemas nos ovários, mas uma falha na liberação dos hormônios da hipófise ou do hipotálamo:

• Estresse severo.
  • Grande perda ou ganho de pêso recente.
  • Certos medicamentos.
  • Tumor (crescimento).
  • Excesso na produção de prolactina.
  • Distúrbios na glândula tireóide e supra-renal.

Defeitos da fase lútea

Definido também como defeito na secreção de progesterona pelo corpo lúteo ou defeito na resposta do endométrio (pele que recobre o útero internamente) a estimulação hormonal. Resultando em um ambiente inadequado para implantação embrionária. Estima-se que os defeitos da fase lútea afetem 3 – 20% dos casais.