Efeitos da acupuntura sobre as taxas de sucesso da fertilização in vitro

By: | Tags: | Comentários: 0 | junho 5th, 2018

  1. Perry Wilson MD, MSCE 15 Maio, 2018

 

Acupuntura permanece como base em tratamentos complementares e alternativos, inclusive em reprodução assistida, onde a possibilidade de compreensão do seu efeito benéfico real é especialmente difícil na medicina ocidental. Em sua análise Perry Wilson, discute um estudo randomizado, sugerindo que necessitamos mudar nossa visão do que a acupuntura realmente é.

Acupuntura é uma pseudociência, ou uma arma valiosa no nosso arsenal terapêutico?

Como sempre, deveríamos começar com a sua plausibilidade biológica. É biologicamente plausível que acupuntura aumentaria as taxas de nascimentos em mulheres submetidas à fertilização in vitro? Bem, isso depende do que você pensa sobre acupuntura. Se você entende a inserção de agulhas em locais muito específicos pares alterarem o fluxo de força de uma energia imensurável dentro do corpo, então não, não há plausibilidade biológica nisso.

Mas, acupuntura pode não ser totalmente sem efeitos fisiológicos. Talvez o local de estimulação da terminação nervosa possa liberar endorfinas ou promover o fluxo sanguíneo (pensamento atualmente controverso). Mas, é claro, esse é o caso, simular acupuntura (agulhas colocadas randomicamente) poderia funcionar exatamente como acupuntura de verdade para a FIV.

E de fato, é o que foi encontrado.

848 mulheres submetidas à FIV em vários locais foram randomizadas para acupuntura (com agulhas colocadas especificamente para aumentar as chances de nascimentos) ou a simulação da acupuntura (agulhas não invasivas colocadas randomicamente).

A taxa de nascimento nas mulheres do grupo da acupuntura foi 18,3%, comparada a 17,8% no grupo da simulação de acupuntura, uma diferença que não foi estatisticamente significante.

You must be logged in to post a comment.

Fale Conosco